Acontecimentos
proféticos estudo 19
SEGUNDA PARTE SUMÁRIO DAS BATALHAS DURANTE A
INDIGNAÇÃO
Jeremias 46-51

Os capítulos 34 a 45 nos dão detalhes
concernentes à queda de Jerusalém e ao
julgamento dos judeus por
Nabucodonosor e pelos caldeus. Como
já vimos, isso prefigura, profeticamente,
a futura destruição de Jerusalém pelos
exércitos confederados do Rei do Norte.
Mas nos capítulos 46 a 51 Deus
anunciou que se Ele ia julgar o Seu povo
(os judeus), também julgaria as nações
gentias. Os capítulos 46 a 51 enumeram
dez nações gentias que seriam também
julgadas: Egito, Filisteus, Moabe,
Amom, Edom, Damasco (capital da
Síria), Quedar, Hazor, Elão e Babilônia.
Embora esses julgamentos tenham se
cumprido na história pelas conquistas de
Nabucodonosor, o seu significado
profético permanece numa forma
figurada.* A ordem de juízos, à medida
que são derramados nestes capítulos,
prefigura a ordem dos juízos que serão
lançados no futuro.
[ Nota: *A maioria dos comentários
acerca dos escritos dos profetas do
Antigo Testamento não vai além da
aplicação histórica e do seu
cumprimento. No entanto, essas
profecias devem conter algo mais do
que uma simples aplicação histórica, do
contrário, por que teriam sido incluídas
nas Escrituras? Cremos que Deus
registrou as batalhas entre esses antigos
reis por eles prefigurarem eventos
futuros. J.N.Darby disse: "Não posso
duvidar que todas essas profecias e
juízos se relacionam, numa perspectiva
vista pela energia do Espírito, com os
eventos dos últimos dias, os quais serão
um completo cumprimento dos
propósitos e intenções de Deus. Os
juízos que Ele executou se realizaram
parcialmente na conquista de
Nabucodonosor, mas ainda estão para
ser completamente cumpridos muito em
breve, favorecendo a Israel. Mas, repito,
a mente do Espírito vai muito além, e,
de um certo modo, se estende até os
últimos dias" (Synopsis of the Books of
the Bible). ]
O capítulo 46 é uma profecia da famosa
batalha histórica que deu a
Nabucodonosor a inquestionável
supremacia do mundo e que iniciou os
"tempos dos gentios". O Egito e seus
aliados subiram, através da terra de
Israel, ao encontro de Nabucodonosor e
seus exércitos que desciam vindos do
norte. Nos versículos 3 ao 12 temos a
convocação dos exércitos egípcios e a
ordem para marcharem através da terra
de Israel. Isto é um tipo do ponto n° 1.
Nabucodonosor enganou os exércitos de
Faraó e prosseguiu em direção ao sul,
através da terra de Israel, entrando no
Egito e conquistando também aquela
terra (vv. 13-26). E então, nos capítulos
47 a 49, encontramos os vários países
vizinhos, localizados ao redor de Israel,
caindo sob o juízo por ocasião da
passagem do exército de
Nabucodonosor. Nós os vemos se
dispersando e fugindo em todas as
direções a fim de escaparem dos
exércitos de Nabucodonosor, quando
estes passam saqueando e pilhando. Este
é um tipo do ponto n° 2.
Em seguida, nos capítulos 50 e 51,
vemos o julgamento de Babilônia. Ciro,
rei da Pérsia, executou, então, o juízo (Is
44:28-47:15). (Dario, o Medo, o ajudou
-- Dn 5:30,31.) O julgamento da
Babilônia, como já demonstramos, é um
tipo do julgamento dos poderes
ocidentais sob a liderança da Besta e do
Anticristo. Ciro é um tipo de Cristo que
aparecerá naquela ocasião com os
exércitos do céu para destruir os
exércitos ocidentais conforme vão
chegando. O capítulo 51:1,2 segue
descrevendo um vento destruidor e os
padejadores soprando a palha em
Babilônia, o que é uma figura do juízo
discriminatório executado pelos anjos
na seara da terra profética -- um é
levado e outro é deixado (Mt 13:39-43;
24:40,41). Após esse juízo separador ter
sido executado, as pessoas na Babilônia
(o ocidente) são mostradas como sendo
poucas. Estes capítulos apresentam, na
forma de tipos, os pontos 3 e 4.
Após Ciro haver julgado Babilônia, ele
deu liberdade aos judeus que estavam
cativos ali, e eles voltaram para sua
terra (Is 45:13; Ed 1:1-4). Isso é
apresentado também em Jr 50:4-20. A
profecia, de fato, vai mais além do
retorno dos judeus e também considera a
volta das dez tribos. Isto corresponderia
à restauração de Israel descrita no
intervalo do sumário antes da vinda de
Gogue (Rússia).
Embora as profecias de Jeremias não
cheguem até o julgamento da Rússia,
elas cobrem os quatro primeiros pontos
do sumário (na forma de tipo) e mais
uma vez a ordem é mantida.
por Bruce anstey
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