Texto sem contexto: Uma prática satânica!
Parece muito forte da nossa parte dizer algo assim, mas é a pura realidade e logo em seguida mostraremos nas Escrituras que é verdade o que dizemos.
Um cristão sincero, que conhece a Palavra do Eterno e preza pela mesma, se entristece e até se revolta ao ver pessoas fazendo uso de textos isolados para os mais diversos fins, dentre eles, obtenção de vantagens. É frustrante ouvir determinadas pregações onde pessoas, conscientemente ou não, isolam um versículo em um texto inteiro para defender ideias, muitas delas absurdas e totalmente fora da vontade do Criador.
Um exemplo prático. Já vi pregadores utilizando o texto de Deuteronômio 14:26 para fazerem as pessoas trazerem ofertas.
Dizem "esse dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma..." e em seguida dizem às pessoas para darem aquele dinheiro por algo que elas desejam. Um absurdo! Quando se lê o contexto, percebe-se que nada tem a ver com dar dinheiro em troca de algo e sim em benefício próprio. Na realidade era uma possibilidade quando era difícil as pessoas levarem seus dízimos(bois, vacas, ovelhas, cereais) até o lugar onde o Eterno escolheu para ali habitar seu nome.
"E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado; Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus; E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo." Deuteronômio 14:24-27
Essa é só uma das inúmeras distorções que se ouve por aí. Isola-se um trecho da Bíblia e cria uma ideia absurda em cima dele. O pior é que pela falta de conhecimento, as pessoas seguem sem sequer notar que estão sendo enganadas.
Nosso Salvador conhecia as Escrituras e isso Lhe garantiu o triunfo sobre Satanás. Satanás por sua vez também conhece as Escrituras e muitos cristãos acham bonito dizer isso e não buscarem o conhecimento. Durante o confronto no deserto, na segunda tentação, o diabo sugeriu que Jesus se atirasse do pináculo do templo, alegando que Ele estaria sendo guardado, conforme escrito.
"E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra." Mateus 4:6
Satanás utilizou as Escrituras, com um pequeno detalhe: Ele omitiu partes do texto. Veja:
"Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra." Salmos 91:11-12
Assim trabalham os pregadores e propagadores dessa prática satânica. Omitem um texto ou aumenta outro para terem aquilo que querem sem pudor algum. Mal sabem eles que a hora deles está chegando.
As pessoas têm a mania de pegar um versículo sem o seu contexto e o transformar de modo a se adequar aos seus propósitos. “Você tem uma benção! A Bíblia diz que você tudo pode!” Será que foi isso que Paulo quis dizer ao escrever aquele verso das escrituras - “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13)? Gente, Paulo não estava falando de bênçãos materiais. Ele estava dizendo que podia passar por qualquer tipo de situação.
Mas esse é só um exemplo. Quantos trechos da Bíblia às vezes são usados fora de contexto? Alguns chegam ao ponto de profetizar com palavras que Deus deu exclusivamente a alguém. Outro exemplo é querer pegar rituais do Antigo Testamento feitas para pessoas daquela época e trazer para os dias de hoje.
Muitas pessoas tem se utilizado do Antigo Testamento para resgatar rituais que já não se utilizam, a exemplo do sacrifício de sangue. Hoje somos justificados pelo sacrifício definitivo de Cristo e não precisamos desse tipo de ritual. Basta lermos Hebreus 9 para acabar com qualquer tipo de dúvida a esse respeito.
Esse tipo de abominação acontece nas igrejas modernas porque ninguém quer ler e estudar a Bíblia. É muito mais cômodo aceitar tudo o que alguém, que teoricamente estudou para orientar as ovelhas, está falando do que questionar se essa nova onda está na Bíblia. Isto requer a reserva de tempo com Deus e análise à luz das Escrituras. Ninguém quer isso. Dá trabalho. Deixo simplesmente esse versículo para meditação:
“...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32
Divulgado por Oficina Bíblica
+ artigos clique aqui⇨Oficina Bíblica
Comentários
Postar um comentário