O que a mulher samaritana não entendeu..
Tive essa reflexão há alguns meses atrás e resolvi compartilhar com os amados e amadas, leitores e leitoras deste blog.
Quem não conhece a história da mulher samaritana? Pelo menos para quem está no meio cristão ou lê a Bíblia, sobretudo os evangelhos, deve conhecer o relato de João capítulo 4 onde Jesus se encontra com uma mulher samaritana. Começa ali um diálogo, que termina quando a mulher se dá conta que Jesus não era um simples homem e ali Ele fez questão de revelar que era o Messias.
Durante a história tem um trecho interessante que me faz refletir muito e fazer determinadas comparações com o "evangelho" pregado nos dias de hoje. À beira do poço, o Salvador propõe àquela mulher que ela beba da água que Ele lhe der, no entanto, com a simples interpretação literal, a mulher pede da água sim, mas não para matar a sede da alma e sim a sede que atende a necessidade fisiológica humana.
"Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la." João 4:13-15
Ela estava visivelmente preocupada com o fato de ir ao poço e pegar água para matar sua sede, porém, a água que Jesus apresentava para ela era uma água espiritual e não a composta por H2O.
Muitos hoje procuram em Cristo ou nas religiões que dizem representá-Lo soluções físicas e esquecem que a proposta d'Ele sempre foi espiritual. Nada de amuletos, nada de elementos sagrados, nada de bênçãos materiais... O que Ele realmente nos propõe é uma proximidade e comunhão com o Pai em espírito.
No texto que segue, Ele esclarece à mulher o que realmente o Pai quer de nós, o que é muito diferente do que as religiões tentam impor. Ele não quer que nossa fé seja baseada em coisas físicas ou palpáveis e sim espirituais.
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." João 4:23-24
Graça e paz a todos.
Divulgação Oficina Bíblica
+ artigos clique aqui⇨Oficina Bíblica
Comentários
Postar um comentário