A Paixão de Cristo

CAPITULO 15


Segundo o cirurgião

Fixação à cruz

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Parece que sôbre isto não há senão
três maneiras de execução.
1.0 - A cruz completa fica deitada no chão. Ai se fixam,
à cruz, os pés e as mãos de Jesus. Depois, ergue-se a cruz e coloca-
se a haste vertical em um buraco adrede preparado. A manobra
é complicada, penosa e perigosa. É verdade que seduziu artistas
como Rembrandt, mas duvido muito que satisfizesse os carrascos,
sobretudo em se tratando de trabalho em série. Tecnicamente
teria eu grandes dificuldades para o admitir. Além disto,
está eliminada por tudo aquilo que sabemos, com certf'za, sôbre
a cruz romana. Esta idéia teria tido, diz-se, sua origem no Evangelho
apócrifo de S. Pedro. Foi retomada, na Idade Média, por
S. Anselmo.
A cruz completa já está erguida e o condenado nela é
pregado em pé. Esta idéia teve seus partidários, e, talvez provenha
dos "Atol:' de Pilatos", outro apócrifo. As mesmas dificuldades arqueológicas
a elas se opõem. Não lhe encontro senão um merecimento:
inspirou ao notável Fra Angélico uma composição verdadeiramente
tocante, é o único, creio eu, que pintou a crucifixão
sob esta forma. Naquele afresco da cela 36 do convento de
S. Marcos, em Florença, Jesus está encostado à cruz, de pé e no
tôpo de pequena escada. :tle próprio estende as mãos que dois carrascos,
cujas escadas estão apoiadas por detrás do patíbulo, se
preparam a cravar.
Jesus é pregado ao patíbulo estando êste deitado ao
solo. Depois é erguido j untamente com êste, é encostado ao "stipes"
c todo o conjunto é €1·guido para ser enganchado o patíbulo no
alto do "stipes". Poder-se-ia ainda admiti-lo subindo de costas
em uma escadinha como a de Fra Angélico, encostado ao "stipes"
para facilitar a ascenção.
É a solução mais simples, a mais fácil para os carrascos e isto
como já disse, constitue argumento de 1.a grandeza. :tste modo,
está de resto, dt 11côrdo com o§. textos de S. Atanásio, S. João
Crisóstomo, S. Ambrósio e S. Agostinho : "crucem ascendisse _
ter subido à cruz'", "se permisit in crucem levari - permitiu que
O elevassem à cruz" e os outros textos já citados em favor da
segunda hipótese. É, por fim, a única solução que concorda com
tudo que aprendemos através da arqueologia sóbre a crucifixão
segundo os costumes romanos.


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