A Paixão de Cristo
Segundo o cirurgião

FOTOGRAFIAS
A êste respeito só darei as indicações essenciais. Creio que
não seria capaz de aconselhar demais ao leitor interessado por
elas que procurasse o livro de meu amigo Giuseppe Enrie, fotógrafo
oficial do Santo Sudário (a quem devemos tão predosos
instrumentos de trabalho ) , "La Santa Sindone rivelata dalla
fotografia". Pode-se ler também em francês, na excelente tradução
de meu saudoso amigo M. Porché ( Librairie du Carmel, 27, rue
M:adame, Paris - VI ) . As provas destas fotografias só poderão
ser adquiridas diretamente do fotógrafo Enrie, (Via Garibaldi,
26, Turim. Na França há um representante na citada livraria ) .
1 .0 - Técnica. - Enric tirou doze fotografias, sendo nove do
Santo Sudário fora de sua moldura e exposto diretamente, com
a iluminação de 1 6 . 000 velas, convenientemente distribuídas. Três
visavam o conjunto da tela, sendo que a maior é de 12 x 47 em
chapa de 40 x 50. As outras são fotografias de detalhes: duas Santas
Faces, das quais uma era 2 / 3 do original e a outra em tamanho
natural ; uma Santa Face com a parte superior do peito, também
2/3 do original, sôbre chapa de 40 x 5 0 ; uma das costas sôbre
chapa de 40 x 50 . Enfim uma fotografia em ampliação direta da
chaga da mão, com a superfície aumentada sete vêzes, o que nos
permitiu estudar a contextura do tecido em todos seus detalhes.
A última dá o conjunto da exposição.
TôdaR estas fotografias foram tomadas em chapas ortocromáticas.
Os técniços encontrarão todos os detalhes no livro de
Enrie. Acrescentemos que, como era natural, estas fotografias
não receberam retoque algum nem sofreram outro tratamento que
o da revelação comum. Sem falar da consciência escrupulosa de
meu amigo Enrie, o fato foi atestado, perante tabelião, por um
comissão de peritos em fotografia. Tôdas as reproduções, para
garantir a autenticidade, são visadas por Sua Ema. o Cardeal
Fossati, arcebispo de Turim. De resto, tôdas as minúcias destas
fotografias oficiais são confirmadas P<>r numerosas chapas de amadores
tiradas durante as exposições de 1931 e 1933, inclusive ao
ar livre, no dia do encerramento, e disto bem sei algwna cousa.
Resumamos pois ràpidamente o que se vê nessas fotografias.
2. • - Resultados. - Em duas palavras: na chapa fotográfica,
tudo que é imagem do corpo é nitidamente positivo, como costuma
ficar a reprodução fotográfica comum sôbre papel de cópia,
quando se fotografou uma pessoa. Aqui dá-se o contrário, já na
própria chapa aparece o positivo, ao passo que a reprodução
sôbre papel de cópia é que nos fornecerá a imagem negativa, tal
qual, portanto, como está no Santo Sudário. Logo o corpo impresso
no Santo Sudário é um negativo e tem tôdas as características
de uma chapa fotográfica comum ; todos os valores estão
ali invertidos : o negro aparece branco e o branco negro. A única
diferença, é que o Sudário, imagem negativa, não apresenta sombra
alguma projetada, como sempre se encontra, em objetos normalmente
fotografados.
Pelo contrário, e isto é de suma importância, as partes queimadas
(como é evidente) e tôdas as imagens sanguíneas, são claramente
positivas sôbre o Sudário, e aparecem, na chapa fotográfica,
tôdas em branco. Constituem elas, portanto, no Sudário,
imagens positivas, normais. O fundo, que é a tela, naturalmente
aparece em negro na chapa. De tudo isto resulta uma conseqüência
capital: As impressões corporais são resultado de processo que,
se fôr natural, como o julgamos, tem semelhança com o fenômeno,
fotográfico. As imagens sanguíneas, pelo contrário, foram feitas
por contacto direto, são decalques de coágulo, mas a isso ainda
voltaremos.
Não me será possível resumir com clareza tôdas as considerações
de Enríe, será necessário ler seu livro. Uma palavra, no
entanto, para explicar que dos fac-símiles de suas chapas fotográficas,
aquêles que dão um aspecto positivo normal, por exemplo
da Santa Face, participam igualmente da impecabilidade das
chapas originais. Também aqui, não houve manipulação alguma.
A chapa é reproduzida, não sôbre papel, mas sôbre outra chapa
sensível (como para os diapositivos yue são vistos por transparência
ou mediante projeção numa tela, como nos filmes de cinema) .
É êste dispositivo que apresenta o Sudário tal qÚal é, que serve
de chapa para reproduzir sôbre papel a chapa primitiva.
3 . 0 - Conclusões. - Reproduzirei aqui apenas as conclusões
tiradas pelo próprio Enrie:, à pág. 50:
a) A exatidão dos valores negativos da impressão é absoluta ;
as características desta imagem singular, que não foi feita por
mão de homem, são exatas em todos os pontos, menos nas manchas
de sangue.
b) A imagem está isenta do menor vestígio de tinta, de
t,raços de pincel ou outros artifícios de desenhista ou de falsário.
c) O claro-escuro, distribuído em tôdas as partes, não tem
traços nem pontilhados, mas sim esmaecimentos especiais e gradações
insensíveis, que lembram os processos fotográficos.
d) As manchas de sangue, que são positivas sôbre a imagem
negativa do Redentor, estão, pelo cóntrário, nitidamente desenhadas
e apresentam as características de impressão formada por contacto:
oferecem por isso, em sua estrutura, irregularidades que
evocam perfeitamente a natureza.
e) A anatomia e a plástica são verdadeiras e corretas: as
características fisionômicas acusam a personalidade e a raça ; não
foram alteradas por graves inchações nem por uma fratura do
nariz, como se julgara, inicialmente, pelas fotografias de 1898,
para as quais o tecido não fôra cuidadosamente distendido. -
(Enrie me perdoará, mas além de escoriações e chagas, há realmente,
uma tumefacção da região zigomática direita e uma fratura
na parte cartilaginosa do nariz, em sua região dorsal) .
f) As partes correspondentes às sombras estão absolutamente
isentas de impressão, porque deixam ver a tela intacta.
g) O fac-símile do negativo fotográfico dêsse rosto põe em
relêvo a exatidão maravilhosa dos valores negativos da impressão,
porque nos revela, não somente uma forma qualquer, mas S(!U
conteúdo espiritual: a expressão.
Não quero insistir sôbre esta última conclusão. Peço ao leitor
que contemple as imagens muito mais eloqüentes do que a minha
pena. Nesse rosto nitidamente semita, encontra-se, apesar das torturas
e das chagas, uma tão serena majestade que dêle ressalta
uma impressão inexprimível. Para o compreender um pouco é
necessário recordar que, se nesse corpo a Humanidade acaba de
morrer, a Divindade continua sempre presente, com a certeza da
ressurreição aliás bem próxima.
Nenhum artista conseguiu jamais executar um Rosto que conseguisse
se aproximar dêsse. Não serei tão cruel que vá lembrar
as cópias ou imitações que Dêle já tentaram fazer, mas . . . com
que resultados! Como dizia Virgílio a Dante no cântico do Inferno :
"Non ragioniam di lor, ma guarda e passa - Não falemos dêles,
mas · olha e passa adiante".
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