Acontecimentos
proféticos estudo 30
SEGUNDA PARTE SUMÁRIO DAS BATALHAS DURANTE A
INDIGNAÇÃO
SALMOS 79-87
Salmo 79 - Este salmo apresenta os
efeitos das invasões dos exércitos do
Rei do Norte, quando tiverem passado
pela terra de Israel destruindo tanto a
cidade de Jerusalém como o templo, em
sua conquista a caminho do Egito (Dn
11:40-42). Aqueles que fazem parte do
remanescente judeu fiel clamam a Deus
ao verem a terra de sua herança
desolada pelos invasores que vêm do
norte. Rogam que Deus derrame
rapidamente o Seu juízo sobre eles.
Salmo 80 - Enquanto aguardam pela
intervenção de Deus, os que pertencem
ao remanescente elevam uma tríplice
oração pela restauração da nação (vv.
3,7,19 Almeida Versão Atualizada).
Eles falam a Deus acerca da nação sob a
bem conhecida figura de uma vinha,
recordando-Lhe Seu maravilhoso
cuidado para com eles nos tempos
passados (vv. 1-11). Confusos e
atribulados, eles perguntam o por quê de
Deus haver permitido que ela fosse
pisoteada por um javali selvagem (os
exércitos de gentios impuros do Rei do
Norte) e queimada com fogo (vv. 12-
16). Eles rogam que Deus tenha a Sua
mão sobre o Varão da Sua destra (o
Messias), reconhecendo que a única
esperança de restauração encontra-se
nEle (vv. 17-19).
Salmo 81 - Prevendo a sua restauração,
o remanescente anela que seja soada a
trombeta na lua nova (a festa das
trombetas, Lv 23), simbolizando a
colheita e restauração nacional de Israel
(vv. 1-5). Enquanto aguardam pela
intervenção do Senhor, Ele fala
lembrando-lhes que quando clamaram a
Ele no passado, e Ele os livrou,
rebelaram-se logo depois (vv. 6-16).
Nisto testa a realidade do desejo que o
povo tem por Ele. O Senhor testifica,
então, que se eles tão somente
escutassem à Sua voz e andassem em
Seus caminhos, Ele certamente os
livraria de todos os seus inimigos.
Salmo 82 - A presença de Deus é agora
reconhecida em Israel. O Senhor
retornou (a vinda de Cristo) em resposta
ao clamor do remanescente no salmo
anterior. Ele é visto julgando aqueles
que se encontram em posição de
autoridade na terra de Israel (o
Anticristo, o obstinado rei, e outros
oficiais do seu governo. Dn 11:39). O
julgamento deve começar pela casa de
Deus (1 Pe 4:17). Aqueles que se
colocaram numa posição de
responsabilidade são julgados primeiro
(v. 7). O Senhor aplicou este salmo ao
tempo da Sua primeira vinda (Jo 10:34),
mas não falou de julgamento naquela
ocasião pois tinha vindo, então, em
graça para salvar. Mas ao vir pela
segunda vez, Ele executará juízo em
Israel, começando com os legisladores
judeus (apóstatas) responsáveis. Este
salmo descreve, portanto, o julgamento
que o Senhor executará no dia em que
vier para livrar o remanescente.* Isto
atende ao ponto n° 4 do sumário. O
remanescente pede também que o juízo
do Senhor se estenda às nações gentias
da terra (v. 8).
[ Nota: *Deve-se notar que a Besta (a
Confederação Ocidental) não é
mencionada como sendo julgada aqui,
embora o seja nessa ocasião. As nações
ocidentais não são o assunto dos
Salmos; Daniel e Apocalipse têm mais a
ver com elas. J.N.Darby disse: "Pareceme
que, pelo menos no que diz respeito
aos resultados, que o Anticristo
encontra-se fora de cena quando
acontece o Salmo 83. Este salmo se
cumpre após a destruição de todos os
poderes da Besta".#30# ]
Salmo 83* - Tendo o Senhor retornado,
Seus juízos continuam. Neste salmo Seu
julgamento é visto estendendo-se (como
foi pedido pelo remanescente em Sl
82:8) às nações confederadas** sob o
comando da Assíria, que devastou a
terra. O juízo executado sobre essas
nações é em razão de sua aversão ao
povo terrenal de Deus, os judeus (vv. 1-
8). Isto tem uma correlação com duas
significativas vitórias na história de
Israel (Baraque e Gideão, Jz 4-8)
quando Deus interveio em seu favor na
planície de Megido (Armagedom).
Aquelas vitórias prefiguravam o
julgamento aqui mencionado (vv. 9-17).
Isto pode atender o ponto n° 5. Como
resultado das nações sob o comando dos
assírios, o nome do Senhor torna-se
conhecido sobre a terra (v. 18).
"JEOVÁ", nome revelado a Israel como
o Seu nome relacionado ao concerto, é
agora apresentado. A introdução do
nome de JEOVÁ marca uma mudança no
livro dos, assim chamados, salmos
Eloístas para os salmos Jeovaístas. Do
Salmo 42 ao 83, o clamor do
remanescente foi dirigido a Deus
(Elohim), mas do Salmo 84 em diante
elas são dirigidas a JEOVÁ ("Senhor",
na versão Almeida). Isso indica que o
remanescente foi libertado e está
compreendendo as bênçãos do concerto
que eles têm em Jeová.#31#
[ Nota: *J.N.Darby menciona, acerca do
Salmo 83 em sua "Synopsis", que essa
confederação é a "última confederação".
Alguns tomaram sua afirmação como
significando que essas nações
confederadas se levantam no final com
Gogue (Rússia), quando este ataca (Ez
38-39). Creio que isso seja uma
compreensão errônea daquilo que Darby
quis dizer. Mais adiante em sua
"Synopsis" (a respeito de Obadias), ele
menciona a "última confederação"
atacando e destruindo Jerusalém! Gogue
não fará isso. Ele atacará, mas quando o
fizer a cidade será defendida pelo
Senhor que terá então retornado para
libertar o remanescente judeu fiel e
restaurar as dez tribos de Israel.
Naquela ocasião o Senhor bramará de
Sião e destruirá Gogue e os exércitos
que o seguirem. É preciso compreender
o que Darby quer dizer quando usa a
expressão "última confederação". Tratase
da grande Assíria na profecia, que é
uma imensa confederação que engloba
tanto o Rei do Norte e sua Confederação
Árabe (Salmo 83), como também Gogue
(Ez 38:1-6). Gogue terá controle de toda
a confederação. As nações no Salmo 83
são satélites de Gogue (Dn 8:24). A
totalidade da "última confederação" não
ataca Israel ao mesmo tempo. O Rei do
Norte, com sua Confederação Árabe
(provavelmente enviada por Gogue), ao
qual se refere este salmo, atacará
primeiro e será bem sucedido em
destruir a terra (Jl 2:1-11) e a cidade de
Jerusalém (Sl 79:1-3; Zc 14:1,2) à
medida que avançam em direção ao
Egito (Dn 11:40-43). Isto é algumas
vezes chamado de primeiro ataque da
Assíria. O segundo ataque da Assíria é
quando Gogue (Rússia) e seus exércitos
descem mais tarde e são destruídos pelo
Senhor (Ez 38-39). Ambas são
denominadas "última" pois a
Confederação Ocidental (a Besta) já
terá sido então julgada e estará fora de
cena nessa ocasião. ]
[ Nota: ** Essa confederação de dez
nações não é, evidentemente, a Besta,
cujo império é também composto de dez
nações (Ap 13:1; 17:12). As nações
confederadas sob o comando da Besta
são originárias da Europa ocidental,
enquanto que as nações neste salmo
estão situadas imediatamente ao norte e
leste de Israel. ]
Salmo 84 - O princípio deste salmo
mais uma vez indica que o remanescente
judeu fiel (as duas tribos, Judá e
Benjamim) foi libertado. Corá (o mesmo
que Coré) e seu grupo que foram
destruídos, são uma figura dos judeus
apóstatas que rejeitaram a Deus. Seus
filhos (os "filhos de Corá") são uma
figura do remanescente poupado (Nm
26:10,11). O salmo segue mostrando o
exercício das dez tribos dispersas à
medida que retornam à terra de Israel
após a Confederação Árabe, sob o
comando da Assíria (Sl 83), haver sido
julgada.* O almejo por Deus se levanta
entre eles. Como verdadeiros israelitas
eles almejam pelo lugar terreno, como
lhes é próprio, nos "átrios do Senhor"
(vv. 1-4). Eles invejam os pardais e as
andorinhas que encontraram lugar na
casa de Jeová e desejam estar ali
também. Anelando por Deus e por Sua
habitação, os Seus eleitos, vindos dos
quatro ventos (Mt 24:31), começam uma
jornada que os leva até lá (vv. 5-8). O
versículo 5 poderia ser melhor traduzido
como "Bendito o homem... cujo coração
está nas estradas para Sião" (versão
livre da tradução de J.N.Darby).
Compare também Is 11:15,16; 19:23;
35:8-10; 49:9-12. Seu caminho os leva
através do vale de Baca ("pranto",
conforme nota na tradução de
J.N.Darby) indicando que haverá uma
obra de arrependimento em seus
corações à medida que retornam (Jr
31:9,18-21). Eles irão "de força em
força" (v. 7 -- N.T.: "de grupo em
grupo" conforme versão utilizada pelo
autor). Os peregrinos israelitas irão
aumentando em número à medida que
encontram outros grupos de seus irmãos
no caminho, até existir uma enorme
multidão dirigindo-se a Sião. O salmo
termina com o desejo que têm de verem
o Messias ("teu Ungido"), ao qual eles
reconhecem como seu Sol e Escudo (vv.
9-12).
[ Nota: *"As dez tribos, pelo menos o
remanescente delas, encontram-se na
terra quando os últimos eventos estão
ocorrendo. No Salmo 84 eles sobem
outra vez a Jerusalém, e no Salmo 85
ocorre a restauração." J.N.Darby.#32# ]
Salmo 85 - O remanescente de Israel é
visto agora como tendo sido trazido dos
quatro ventos (Mt 24:31) para o favor
de Jeová, com seus pecados perdoados
e a ira de Deus desviada (vv. 1-3). O
salmo segue para mostrar que haverá
uma ulterior restauração, em suas almas,
após terem sido exteriormente libertados
e levados de volta à sua terra, antes que
possam estar em liberdade para
desfrutar das bênçãos do Reino#33#
(vv. 4-7). A súplica ao Senhor, para que
Sua ira seja desviada deles, indica que
necessitam compreender a extensão do
livramento que agora lhes pertence. Eles
ainda não têm certeza de como está o
coração do Senhor para com eles e,
consequentemente, não estão em paz*.
Para por um fim aos seus temores e
acabar com suas dúvidas, o Senhor lhes
fala de paz. Fala da grandeza da
salvação que lhes foi trazida e os instrui
no verdadeiro significado e valor da
cruz, onde a misericórdia e a verdade se
encontraram, e a justiça e a paz se
beijaram (vv. 8-10). Como
consequência, o remanescente aprende
que a obra consumada de Cristo na cruz
é o fundamento para as bênçãos do
Reino e que dela podem desfrutar pois
lhes pertencem (vv. 11-13). Os Salmos
84 e 85 atendem ao intervalo entre os
pontos 5 e 6.
[ Nota: *Talvez seja algo como os
irmãos de José que, após terem sido
restaurados a ele, ainda não estavam
certos de seu favor para com eles (Gn
50:15-21).#34# ]
Salmo 86 - Este salmo mostra que
embora o restante de Israel (as dez
tribos) tenha retornado à sua terra (Sl
84) e sido restaurado ao Senhor (Sl 85),
ainda permanecem sem um completo
descanso em sua herança prometida.* A
angústia resultante de terem estado
cercados de inimigos ("as assembleias
dos tiranos", v. 14) os leva a clamar ao
Senhor por sua preservação (vv. 1-7).
Eles expressam a confiança no Senhor,
de que Ele Se levantará em poder para
abater seus inimigos até que todas as
nações sejam subjugadas e postas sob
Ele (vv. 8-10). O reconhecimento que
têm do poder do Senhor é indicado pelo
fato de usarem sete vezes o nome
"Senhor" (Adonai, no original) que se
refere ao exercício do Seu todopoderoso
senhorio, ao invés de
"SENHOR" (Jeová, no original) que é o
Seu nome relativo ao concerto. Eles
trazem à memória a maravilhosa
libertação, operada pelo Senhor em
favor deles, ao destruir seus inimigos
anteriores, e confiam que Ele agora fará
o mesmo às "assembleias dos tiranos"
que se levantaram contra o remanescente
(vv. 13-17). O inimigo ("os tiranos")
nessa ocasião são os assírios que na sua
forma final é a Rússia.** A profecia
revela que são as hordas russas (Gogue)
que descerão do norte numa tentativa de
derrotar o Israel recém-reunido (Ez 37-
39, principalmente Ez 38:11,12). O seu
caráter de ímpio ateísmo é revelado no
fato de não colocarem o Senhor diante
dos seus olhos (v. 14). Isto atende ao
ponto n° 6.
[ Nota: *"O salmo é essencialmente o
piedoso apelo, a Jeová, do remanescente
de Israel que retornou à terra."
J.N.Darby ("Synopsis of the Books of
the Bible"). ]
[ Nota: ** "Creio que o homem ímpio
seja o Anticristo; o homem violento (os
"tiranos" - versão Almeida), os inimigos
subsequentes dos judeus, os
assírios."#35# "Gogue será a última
forma dos assírios."#36# Homens
violentos (ou "tiranos") é um título
apropriado para os assírios. Eles eram
particularmente conhecidos por sua
violência e crueldade (Jn 3:8). ]
Salmo 87* - todos os inimigos são
vistos como derrotados. Sião
(Jerusalém) é agora restabelecida na
terra como a cidade de Deus (vv. 1-3).
O remanescente de Israel (as dez tribos)
fica sabendo das várias nações como
Raabe (Egito, Is 51:9; Sl 89:10),
Babilônia (a Besta, os poderes
ocidentais), e outras que foram julgadas
antes que voltassem à terra. Eles não
estavam na terra quando essas nações
foram julgadas e portanto aprendem
acerca disso após o fato já haver
ocorrido (v. 4). Com o início do
Milênio** a fama do povo de Jeová se
espalhará por todo o mundo (Is 61:9)
como tendo nascidos de Deus e
conectados por graça com Sião (v. 4). O
Senhor manterá um registro de cada um
dentre as nações ("os povos", cf.
tradução J.N.Darby) que serão também
nascidos de novo (v. 6). O versículo
final indica que todo o gozo terrenal terá
a sua origem e será centralizado em Sião
(v. 7).
[ Nota: *Historicamente, parece que este
salmo foi escrito após a libertação de
Jerusalém, quando os exércitos de
Senaqueribe, o rei da Assíria, foram
destruídos (2 Cr 32:21-23). Se isto é
certo, a correta colocação deste salmo é
bastante significativa pois Senaqueribe é
um bem-conhecido tipo de Gogue
(Rússia). Após os exércitos de Gogue
terem sido julgados (Sl 86), a glória do
Reino de Sião é revelada (Sl 87), como
estando associada com o Altíssimo. ]
[ Nota: ** O fato do Milênio ter tido
início é indicado pelo uso do nome
"Altíssimo" para o Senhor (v. 5), o que
implica Ele haver tomado posse dos
céus e da terra (Gn 14:19; Sl 2:8). ]
Há muitos outros esboços nos Profetas e
nos Salmos que poderiam ser incluídos
neste livro para confirmar a ordem da
profecia, mas o tempo e o espaço não o
permitem.
por Bruce Anstey
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