Acontecimentos proféticos Estudo 3
A Bendita Esperança
O Senhor Jesus prometeu: "Na casa de
meu Pai há muitas moradas, se não
fosse assim eu vo-lo teria dito: Vou
preparar-vos lugar. E, se eu for, e vos
preparar lugar, virei outra vez e vos
levarei para que onde eu estiver
estejais vós também." Ele também
afirmou: "Certamente cedo venho". A
esperança adequada ao cristão é
aguardar o Senhor para qualquer
momento. Há muitos indícios que nos
levam a concluir que a vinda do Senhor
está muito próxima. Cristãos em todo o
mundo aguardam pelo Senhor. Esta é a
"bendita esperança" do cristão. O
Senhor pode vir ainda hoje! (Jo 14:2-3;
Ap 22:20; Hb 10:37; Tt 2:13).
O Arrebatamento
Quando o Senhor Jesus vier, Ele
"descerá do céu com alarido, e com voz
de arcanjo, e com a trombeta de Deus".
Trata-se do arrebatamento (1 Ts 4:15-
18).
O "alarido", ou brado, é para acordar
os que "morreram em Cristo". Estes são
os santos que dormem, uma classe
especial de crentes redimidos durante o
período em que a igreja esteve na terra.
Mesmo que a morte tenha requisitado
seus corpos, a referência a eles é feita
como já estando "em Cristo". O
apóstolo Paulo usa a expressão em seus
escritos para indicar o lugar individual
de aceitação que os cristãos têm diante
de Deus na nova criação e o vínculo
inseparável que desfrutam pela
habitação do Espírito Santo. Estar "em
Cristo" significa estar no lugar que
Cristo ocupa diante de Deus. A mesma
posição que Cristo agora ocupa diante
de Deus é o lugar que pertence ao
cristão. Não é dito que os santos do
Antigo Testamento estejam "em Cristo",
embora suas almas e espíritos estejam a
salvo no céu. Na vinda do Senhor os
"mortos em Cristo" ressuscitarão de
suas sepulturas para encontrarem o
Senhor nos ares. Esta é a primeira
ressurreição.
[ Nota: *É de extrema importância
entender a distinção que existe nas
Escrituras entre o arrebatamento e a
vinda de Cristo. O arrebatamento não
deve ser confundido com a vinda de
Cristo. Embora o Senhor venha do céu
em ambas as ocasiões, o arrebatamento
e a vinda de Cristo são eventos que
claramente diferem um do outro.
Arrebatamento é quando o Senhor vem
PARA os Seus santos (Jo 14:2,3) --
Vinda de Cristo é quando Ele vem COM
os Seus santos (que foram levados à
glória no arrebatamento) Jd 14; Zc 14:5.
O arrebatamento pode acontecer a
qualquer momento -- a vinda de Cristo
não acontecerá até cerca de 7 anos após
o arrebatamento. No arrebatamento o
Senhor vem secretamente, num piscar de
olhos (1 Co 15:52) -- em Sua vinda Ele
vem publicamente e todo olho O verá
(Ap 1:7).
No arrebatamento
Ele vem
para libertar a Igreja (1 Ts 1:10) -- em
Sua vinda Ele vem para libertar Israel
(Sl 6:1-4). No arrebatamento Ele vem
nos ares para a Sua Igreja, pois é o Seu
povo celestial (1 Ts 4:15-18) -- em Sua
vinda Ele volta à terra (no local
chamado Monte das Oliveiras) para
Israel que é o Seu povo terrenal (Zc
14:4,5). No arrebatamento é o próprio
Senhor Quem reúne os Seus santos (1 Ts
4:15-18; 2 Ts 2:1) -- em Sua vinda Ele
envia os Seus anjos para reunir os
eleitos de Israel (Mt 24:30,31). No
arrebatamento Ele leva os crentes para
fora deste mundo, deixando para trás os
ímpios (Jo 14:2,3) -- em Sua vinda os
ímpios são tirados do mundo para
julgamento e os crentes (aqueles que
tiverem se convertido por meio do
evangelho do Reino que será pregado
durante a tribulação) são deixados para
desfrutar de bênçãos na terra (Mt 13:41-
43; 25:41). No arrebatamento Ele vem
para libertar os Seus santos (a Igreja) da
ira vindoura (1 Ts 1:10) -- em Sua vinda
Ele vem para derramar a Sua ira (Ap
19:15). No arrebatamento Ele vem como
o Noivo, para receber Sua noiva, a
Igreja (Mt 25:6,10) -- em Sua vinda Ele
vem como o Filho do Homem em juízo
sobre aqueles que O rejeitaram (Mt
24:27, 28). No arrebatamento Ele vem
como a "Estrela da Manhã" que
desponta pouco antes de raiar o dia (Ap
22:16) --
em Sua vinda Ele vem como o
"Sol de Justiça", que é o próprio raiar
do dia (Ml 4:2). No arrebatamento Ele
vem sem quaisquer sinais, pois o cristão
anda por fé e não por vista (2 Co 5:7) --
já a Sua vinda será cercada de sinais
pois os judeus pedem sinais (Lc
21:11,25-27; 1 Co 1:22). Nas Escrituras
NUNCA é feita referência ao
arrebatamento como um "ladrão de
noite". Este termo refere-se à vinda do
Senhor (1 Ts 5:2; 2 Pe 3:10; Mt 24:43;
Ap 16:15; 3:3). Em um certo sentido há
três vindas. Sua vinda PARA o que era
Seu (Primeira Vinda Jo 1:10,11; Hb
10:7), Sua vinda PARA os que Lhe
pertencem (Arrebatamento Jo 14:2,3; 1
Ts 4:15-18 -- N.T.: ou "PELOS que Lhe
pertencem"), e Sua vinda COM os que
Lhe pertencem (A Vinda de Cristo Jd
14). ]
[ Nota: *Há duas ressurreições nas
Escrituras (Jo 5:29; At 24:15). A
"primeira ressurreição" (Ap 20:4-6),
também chamada de "ressurreição da
vida" (Jo 5:29) e a "ressurreição do
justo" (Lc 14:14),
que é a ressurreição
apenas dos justos que morreram na fé.
Esta é mencionada como a ressurreição
"dentre os mortos" (Fp 3:11; Cl 1:18 e
vv. seguintes -- Almeida Versão
Revisada), o que implica uma seleção.
Todos os mortos não ressuscitam
simultaneamente, mas alguns (os justos)
são selecionados e separados dos outros
(os ímpios). A primeira ressurreição
acontece em três etapas: primeiro
Cristo, as primícias, uma amostra dos
outros que se seguirão (Mt 28:1-8); em
seguida, os que são de Cristo na Sua
vinda (1 Ts 4:15-18; 1 Co 15:23); e
finalmente, os santos que se voltarão a
Deus durante a tribulação, quando serão
martirizados e, então, ressuscitados no
final dos 7 anos (Ap 14:13). Todos os
que irão tomar parte na primeira
ressurreição desfrutarão de uma herança
celestial com Cristo e reinarão por
sobre a terra (Ap 5:9-10). A segunda,
chamada "ressurreição da condenação"
(Jo 5:29) e também "ressurreição dos
injustos" (At 24:15), é a ressurreição
das pessoas ímpias que morreram sem
fé. Elas serão ressuscitadas após os 1.
anos do reinado de Cristo (Milênio) (Ap
20:7, 11-15). Todos os que forem
ressuscitados naquela ocasião, do
número dos que sobraram dos mortos,
permanecerão diante do grande trono
branco de Cristo para serem julgados de
acordo com as obras ímpias que
praticaram. Todos os que tomarem parte
naquela ressurreição serão lançados no
lago de fogo. Ap 20:11-15. ]
A voz do arcanjo é, aparentemente, a
voz do próprio Senhor no poder do
arcanjo. Parece estar mais em conexão
com a ressurreição dos santos do Antigo
Testamento. O Senhor apareceu
frequentemente ao Seu povo naquela
época numa forma angelical e eles estão
familiarizados com aquela voz que lhes
falou outrora. Ao som de Sua voz
arcangélica os santos do Antigo
Testamento sairão de seus sepulcros e
também participarão da primeira
ressurreição. Hb 11:40; 12:23
("aperfeiçoados").
A trombeta de Deus*
encerrará esta
presente dispensação**, quando todos
os crentes que estiverem vivos sobre a
terra no momento de Sua vinda serão
arrebatados juntamente com os santos do
Antigo e Novo Testamentos, os quais
ressuscitarão e sairão de seus sepulcros
a fim de se encontrarem com o Senhor
nos ares.
[ Nota: *Não se deve confundir aqui a
trombeta de Deus com a última das sete
trombetas de Ap 11:15-18, as quais
serão tocadas 7 anos mais tarde, no final
da tribulação, quando Cristo descerá do
céu (a Vinda de Cristo) para tomar
posse do Reino neste mundo. Tampouco
ela deve ser confundida com a trombeta
soada em Mt 24:30,31 e Is 27:13, que
refere-se à reunião de Israel, pelos
anjos, após a vinda de Cristo. ]
[ Nota: ** Uma dispensação é a maneira
como Deus trata com o homem durante
um determinado período de tempo,
quando este é provado e testado quanto
à obediência a certas revelações
definidas da vontade de Deus. Por
exemplo, desde os dias de Moisés até
Cristo o homem foi provado sob a Lei.
O período atual é chamado de
"dispensação da graça de Deus" (Ef
3:2). No Milênio o homem será provado
sob o reinado pessoal de Cristo, sem a
presença de um tentador (Satanás). É a
chamada "dispensação da plenitude dos
tempos" (Ef 1:10). Existem ao todo sete
dispensações nas quais o homem tem
sido provado: em inocência, em
consciência (da expulsão do jardim do
Éden ao dilúvio), em autoridade ou
governo (do dilúvio a Abraão), sob a
promessa (de Abraão a Lei), sob a Lei
(da Lei a Cristo), sob a graça (de Cristo
ao arrebatamento), sob o reinado
pessoal de Cristo (da vinda de Cristo ao
final do Milênio). ]
Os corpos dos santos arrebatados para
encontrar o Senhor nos ares passarão
por uma transformação. Não se trata de
receberem novos corpos, mas corpos
modificados (1 Co 15:51, 52; Fp 3:21;
Jó 14:14). Seus corpos serão
glorificados como aconteceu com o
corpo do Senhor Jesus Cristo na
ressurreição. Rm 8:17,28-30; Fp 3:21;
Lc 24:39.
Os santos arrebatados experimentarão,
além de uma mudança física, uma
permanente semelhança moral a Cristo.
Essa obra moral nos santos, que é
efetuada pelo Espírito de Deus, já teve
início enquanto ainda se encontram neste
mundo, mas então ela se completará.
(Rm 8:28-30; 2 Co 3:18). Serão todos
semelhantes a Cristo fisicamente (Fp
3:21) e moralmente (1 Jo 3:2) para todo
o sempre.
A natureza pecadora arruinada será
erradicada dos santos arrebatados. Eles
não pecarão mais. Hb 11:40; 12:23
("aperfeiçoados" diz respeito à pessoa
na sua totalidade -- corpo, alma e
espírito), Nm 24:20 ("Amaleque"
tipifica a carne).
As crianças com idade insuficiente para
serem consideradas responsáveis por
seus pecados, cujos pais (ou mesmo um
deles) são redimidos, subirão também
para encontrar o Senhor nos ares. (1 Co
7:14 "santos".) Os filhos de pais
incrédulos serão deixados com seus pais
não salvos para entrarem na tribulação.*
À medida que forem crescendo, durante
a tribulação, terão oportunidade de
ouvir e crer no Evangelho do Reino. Se
algum deles for morto durante os sete
anos de tribulação, sua alma estará a
salvo com Cristo no céu (Mt 18:10,11).
De qualquer modo isto seria um ato de
misericórdia, pois se fossem deixados
para crescer e atingir a idade adulta
separados da operação da graça de
Deus, iriam se tornar como seus pais
incrédulos, rejeitando o evangelho e
sendo levados a juízo.
[ Nota: *Por ocasião do arrebatamento o
mundo não ficará esvaziado de suas
crianças. "Deus não assaltará o berço do
incrédulo no arrebatamento" (C.H.
Brown). Os tipos de juízo lançados
sobre o mundo no livro de Gênesis nos
dão indícios disto. Por ocasião do
dilúvio os incrédulos e suas famílias
não foram tirados antes que caísse o
juízo, como aconteceu no caso de Noé e
sua família. Do mesmo modo, no
julgamento de Sodoma e Gomorra as
famílias incrédulas daquelas cidades
não foram tiradas antes que caísse o
fogo e a saraiva, como aconteceu com a
família de Ló. ]
O Espírito de Deus, na forma como age
atualmente, também será tirado da terra.
Hoje Ele habita na Igreja que está na
terra -- a Igreja é Sua habitação. O
Senhor prometeu que o Espírito jamais
deixaria a Igreja, uma vez que tivesse
vindo para habitar nela (At 2:1-4; 1 Co
12:13; Jo 14:16). Quando a Igreja for
chamada para a glória, o Espírito Santo
sairá deste mundo juntamente com ela
para nunca mais vir aqui habitar. Isto
não significa que o Espírito deixará de
trabalhar sobre a terra, porém daquela
hora em diante Ele fará Sua obra neste
mundo a partir de Seu lugar no céu,
como fazia antes do Pentecostes (na
época do Antigo Testamento).
Continuará a operar em uma diversidade
de ações (Ap 1:4), como no
despertamento das almas, etc. 2 Ts
2:6,7.*
[ Nota: *Alguns poderiam perguntar:
"Como podemos saber quando o
Espírito será tirado?" Cremos que pelas
três passagens seguintes fica evidente
que isso acontecerá por ocasião do
arrebatamento. Jo 14:16,17. Na noite em
que foi traído, o Senhor prometeu a Seus
discípulos que quando o Espírito de
Deus viesse para fazer morada na Igreja
(Atos 2), isto seria para sempre. Quando
a Igreja for chamada para fora deste
mundo, no arrebatamento, o Espírito de
Deus irá junto pois o Senhor disse que
Ele (o Espírito) nunca os deixaria. Isto
também é encontrado no livro de
Apocalipse. Nos primeiros três
capítulos, quando a Igreja é vista como
estando na terra, o Espírito é encontrado
falando constantemente à Igreja. Mas
depois do capítulo 4:1,2, quando a
Igreja é representada como sendo tirada
do mundo, o Espírito não é mais
mencionado até os capítulos 14:13 e
22:17, os quais se passam após a
tribulação. Compare também os
capítulos 2:7,11,17,29; 3:6,13,22 com o
capítulo 13:9 -- note a evidente ausência
de uma menção ao Espírito. Isto é visto
também tipificado em Gn 24 onde é
procurada uma noiva (a Igreja) para
Isaque (Cristo) pelo servo (o Espírito de
Deus). Assim que a noiva foi assegurada
pelo servo, ele a levou ao longo de todo
o caminho de volta à casa, a Isaque, que
estava aguardando por ela. Assim como
o servo voltou para casa com a noiva,
também o Espírito Santo voltará para o
Lar com a Igreja quando o Senhor vier
(no arrebatamento). Isto não quer dizer
que o Espírito de Deus deixará de agir
sobre a terra. Ele continuará a fazê-lo do
Seu lugar no céu, assim como fez nos
tempos do Antigo Testamento,
vivificando as almas, etc. Mas quando a
Igreja for chamada para fora deste
mundo, o Espírito deixará de fazer
morada na terra. ]
A partir dessa ocasião, o Noivo
(Cristo), a Noiva (a Igreja), e os amigos
do Noivo (os santos do Antigo
Testamento, etc.) estarão juntos para
sempre. 1 Ts 4:17; Hb 11:40.
Eu e Ele, em radiante glória,
Iremos profundo gozo desfrutar;
Meu gozo será estar com Ele pra
sempre,
E o dEle, de ter-me no Seu Lar.
A Igreja não passará pela tribulação.
Ela será levada para a glória na vinda
do Senhor (arrebatamento). ("Eu te
guardarei da hora da tentação
(tribulação) que há de vir sobre todo o
mundo" Ap 3:10.)
Tudo se passará "num momento, num
piscar de olhos". 1 Co 15:51-56.
Por Bruce Anstey
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