Acontecimentos proféticos Estudo 3

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A Bendita Esperança

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 O Senhor Jesus prometeu: "Na casa de meu Pai há muitas moradas, se não fosse assim eu vo-lo teria dito: Vou preparar-vos lugar. E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para que onde eu estiver estejais vós também." Ele também afirmou: "Certamente cedo venho". A esperança adequada ao cristão é aguardar o Senhor para qualquer momento. Há muitos indícios que nos levam a concluir que a vinda do Senhor está muito próxima. Cristãos em todo o mundo aguardam pelo Senhor. Esta é a "bendita esperança" do cristão. O Senhor pode vir ainda hoje! (Jo 14:2-3; Ap 22:20; Hb 10:37; Tt 2:13). 

O Arrebatamento 

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Quando o Senhor Jesus vier, Ele "descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus". Trata-se do arrebatamento (1 Ts 4:15- 18). O "alarido", ou brado, é para acordar os que "morreram em Cristo". Estes são os santos que dormem, uma classe especial de crentes redimidos durante o período em que a igreja esteve na terra. Mesmo que a morte tenha requisitado seus corpos, a referência a eles é feita como já estando "em Cristo". O apóstolo Paulo usa a expressão em seus escritos para indicar o lugar individual de aceitação que os cristãos têm diante de Deus na nova criação e o vínculo inseparável que desfrutam pela habitação do Espírito Santo. Estar "em Cristo" significa estar no lugar que Cristo ocupa diante de Deus. A mesma posição que Cristo agora ocupa diante de Deus é o lugar que pertence ao cristão. Não é dito que os santos do Antigo Testamento estejam "em Cristo", embora suas almas e espíritos estejam a salvo no céu. Na vinda do Senhor os "mortos em Cristo" ressuscitarão de suas sepulturas para encontrarem o Senhor nos ares. Esta é a primeira ressurreição. [ Nota: *É de extrema importância entender a distinção que existe nas Escrituras entre o arrebatamento e a vinda de Cristo. O arrebatamento não deve ser confundido com a vinda de Cristo. Embora o Senhor venha do céu em ambas as ocasiões, o arrebatamento e a vinda de Cristo são eventos que claramente diferem um do outro. Arrebatamento é quando o Senhor vem PARA os Seus santos (Jo 14:2,3) -- Vinda de Cristo é quando Ele vem COM os Seus santos (que foram levados à glória no arrebatamento) Jd 14; Zc 14:5. O arrebatamento pode acontecer a qualquer momento -- a vinda de Cristo não acontecerá até cerca de 7 anos após o arrebatamento. No arrebatamento o Senhor vem secretamente, num piscar de olhos (1 Co 15:52) -- em Sua vinda Ele vem publicamente e todo olho O verá (Ap 1:7).

No arrebatamento

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 Ele vem para libertar a Igreja (1 Ts 1:10) -- em Sua vinda Ele vem para libertar Israel (Sl 6:1-4). No arrebatamento Ele vem nos ares para a Sua Igreja, pois é o Seu povo celestial (1 Ts 4:15-18) -- em Sua vinda Ele volta à terra (no local chamado Monte das Oliveiras) para Israel que é o Seu povo terrenal (Zc 14:4,5). No arrebatamento é o próprio Senhor Quem reúne os Seus santos (1 Ts 4:15-18; 2 Ts 2:1) -- em Sua vinda Ele envia os Seus anjos para reunir os eleitos de Israel (Mt 24:30,31). No arrebatamento Ele leva os crentes para fora deste mundo, deixando para trás os ímpios (Jo 14:2,3) -- em Sua vinda os ímpios são tirados do mundo para julgamento e os crentes (aqueles que tiverem se convertido por meio do evangelho do Reino que será pregado durante a tribulação) são deixados para desfrutar de bênçãos na terra (Mt 13:41- 43; 25:41). No arrebatamento Ele vem para libertar os Seus santos (a Igreja) da ira vindoura (1 Ts 1:10) -- em Sua vinda Ele vem para derramar a Sua ira (Ap 19:15). No arrebatamento Ele vem como o Noivo, para receber Sua noiva, a Igreja (Mt 25:6,10) -- em Sua vinda Ele vem como o Filho do Homem em juízo sobre aqueles que O rejeitaram (Mt 24:27, 28). No arrebatamento Ele vem como a "Estrela da Manhã" que desponta pouco antes de raiar o dia (Ap 22:16) -- 

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em Sua vinda Ele vem como o "Sol de Justiça", que é o próprio raiar do dia (Ml 4:2). No arrebatamento Ele vem sem quaisquer sinais, pois o cristão anda por fé e não por vista (2 Co 5:7) -- já a Sua vinda será cercada de sinais pois os judeus pedem sinais (Lc 21:11,25-27; 1 Co 1:22). Nas Escrituras NUNCA é feita referência ao arrebatamento como um "ladrão de noite". Este termo refere-se à vinda do Senhor (1 Ts 5:2; 2 Pe 3:10; Mt 24:43; Ap 16:15; 3:3). Em um certo sentido há três vindas. Sua vinda PARA o que era Seu (Primeira Vinda Jo 1:10,11; Hb 10:7), Sua vinda PARA os que Lhe pertencem (Arrebatamento Jo 14:2,3; 1 Ts 4:15-18 -- N.T.: ou "PELOS que Lhe pertencem"), e Sua vinda COM os que Lhe pertencem (A Vinda de Cristo Jd 14). ] [ Nota: *Há duas ressurreições nas Escrituras (Jo 5:29; At 24:15). A "primeira ressurreição" (Ap 20:4-6), também chamada de "ressurreição da vida" (Jo 5:29) e a "ressurreição do justo" (Lc 14:14), 

que é a ressurreição

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 apenas dos justos que morreram na fé. Esta é mencionada como a ressurreição "dentre os mortos" (Fp 3:11; Cl 1:18 e vv. seguintes -- Almeida Versão Revisada), o que implica uma seleção. Todos os mortos não ressuscitam simultaneamente, mas alguns (os justos) são selecionados e separados dos outros (os ímpios). A primeira ressurreição acontece em três etapas: primeiro Cristo, as primícias, uma amostra dos outros que se seguirão (Mt 28:1-8); em seguida, os que são de Cristo na Sua vinda (1 Ts 4:15-18; 1 Co 15:23); e finalmente, os santos que se voltarão a Deus durante a tribulação, quando serão martirizados e, então, ressuscitados no final dos 7 anos (Ap 14:13). Todos os que irão tomar parte na primeira ressurreição desfrutarão de uma herança celestial com Cristo e reinarão por sobre a terra (Ap 5:9-10). A segunda, chamada "ressurreição da condenação" (Jo 5:29) e também "ressurreição dos injustos" (At 24:15), é a ressurreição das pessoas ímpias que morreram sem fé. Elas serão ressuscitadas após os 1. anos do reinado de Cristo (Milênio) (Ap 20:7, 11-15). Todos os que forem ressuscitados naquela ocasião, do número dos que sobraram dos mortos, permanecerão diante do grande trono branco de Cristo para serem julgados de acordo com as obras ímpias que praticaram. Todos os que tomarem parte naquela ressurreição serão lançados no lago de fogo. Ap 20:11-15. ] A voz do arcanjo é, aparentemente, a voz do próprio Senhor no poder do arcanjo. Parece estar mais em conexão com a ressurreição dos santos do Antigo Testamento. O Senhor apareceu frequentemente ao Seu povo naquela época numa forma angelical e eles estão familiarizados com aquela voz que lhes falou outrora. Ao som de Sua voz arcangélica os santos do Antigo Testamento sairão de seus sepulcros e também participarão da primeira ressurreição. Hb 11:40; 12:23 ("aperfeiçoados"). 

A trombeta de Deus*

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 encerrará esta presente dispensação**, quando todos os crentes que estiverem vivos sobre a terra no momento de Sua vinda serão arrebatados juntamente com os santos do Antigo e Novo Testamentos, os quais ressuscitarão e sairão de seus sepulcros a fim de se encontrarem com o Senhor nos ares. [ Nota: *Não se deve confundir aqui a trombeta de Deus com a última das sete trombetas de Ap 11:15-18, as quais serão tocadas 7 anos mais tarde, no final da tribulação, quando Cristo descerá do céu (a Vinda de Cristo) para tomar posse do Reino neste mundo. Tampouco ela deve ser confundida com a trombeta soada em Mt 24:30,31 e Is 27:13, que refere-se à reunião de Israel, pelos anjos, após a vinda de Cristo. ] [ Nota: ** Uma dispensação é a maneira como Deus trata com o homem durante um determinado período de tempo, quando este é provado e testado quanto à obediência a certas revelações definidas da vontade de Deus. Por exemplo, desde os dias de Moisés até Cristo o homem foi provado sob a Lei. O período atual é chamado de "dispensação da graça de Deus" (Ef 3:2). No Milênio o homem será provado sob o reinado pessoal de Cristo, sem a presença de um tentador (Satanás). É a chamada "dispensação da plenitude dos tempos" (Ef 1:10). Existem ao todo sete dispensações nas quais o homem tem sido provado: em inocência, em consciência (da expulsão do jardim do Éden ao dilúvio), em autoridade ou governo (do dilúvio a Abraão), sob a promessa (de Abraão a Lei), sob a Lei (da Lei a Cristo), sob a graça (de Cristo ao arrebatamento), sob o reinado pessoal de Cristo (da vinda de Cristo ao final do Milênio). ] Os corpos dos santos arrebatados para encontrar o Senhor nos ares passarão por uma transformação. Não se trata de receberem novos corpos, mas corpos modificados (1 Co 15:51, 52; Fp 3:21; Jó 14:14). Seus corpos serão glorificados como aconteceu com o corpo do Senhor Jesus Cristo na ressurreição. Rm 8:17,28-30; Fp 3:21; Lc 24:39. Os santos arrebatados experimentarão, além de uma mudança física, uma permanente semelhança moral a Cristo. Essa obra moral nos santos, que é efetuada pelo Espírito de Deus, já teve início enquanto ainda se encontram neste mundo, mas então ela se completará. (Rm 8:28-30; 2 Co 3:18). Serão todos semelhantes a Cristo fisicamente (Fp 3:21) e moralmente (1 Jo 3:2) para todo o sempre. 
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A natureza pecadora arruinada será erradicada dos santos arrebatados. Eles não pecarão mais. Hb 11:40; 12:23 ("aperfeiçoados" diz respeito à pessoa na sua totalidade -- corpo, alma e espírito), Nm 24:20 ("Amaleque" tipifica a carne). As crianças com idade insuficiente para serem consideradas responsáveis por seus pecados, cujos pais (ou mesmo um deles) são redimidos, subirão também para encontrar o Senhor nos ares. (1 Co 7:14 "santos".) Os filhos de pais incrédulos serão deixados com seus pais não salvos para entrarem na tribulação.* À medida que forem crescendo, durante a tribulação, terão oportunidade de ouvir e crer no Evangelho do Reino. Se algum deles for morto durante os sete anos de tribulação, sua alma estará a salvo com Cristo no céu (Mt 18:10,11). De qualquer modo isto seria um ato de misericórdia, pois se fossem deixados para crescer e atingir a idade adulta separados da operação da graça de Deus, iriam se tornar como seus pais incrédulos, rejeitando o evangelho e sendo levados a juízo. [ Nota: *Por ocasião do arrebatamento o mundo não ficará esvaziado de suas crianças. "Deus não assaltará o berço do incrédulo no arrebatamento" (C.H. Brown). Os tipos de juízo lançados sobre o mundo no livro de Gênesis nos dão indícios disto. Por ocasião do dilúvio os incrédulos e suas famílias não foram tirados antes que caísse o juízo, como aconteceu no caso de Noé e sua família. Do mesmo modo, no julgamento de Sodoma e Gomorra as famílias incrédulas daquelas cidades não foram tiradas antes que caísse o fogo e a saraiva, como aconteceu com a família de Ló. ] O Espírito de Deus, na forma como age atualmente, também será tirado da terra. Hoje Ele habita na Igreja que está na terra -- a Igreja é Sua habitação. O Senhor prometeu que o Espírito jamais deixaria a Igreja, uma vez que tivesse vindo para habitar nela (At 2:1-4; 1 Co 12:13; Jo 14:16). Quando a Igreja for chamada para a glória, o Espírito Santo sairá deste mundo juntamente com ela para nunca mais vir aqui habitar. Isto não significa que o Espírito deixará de trabalhar sobre a terra, porém daquela hora em diante Ele fará Sua obra neste mundo a partir de Seu lugar no céu, como fazia antes do Pentecostes (na época do Antigo Testamento). Continuará a operar em uma diversidade de ações (Ap 1:4), como no despertamento das almas, etc. 2 Ts 2:6,7.* [ Nota: *Alguns poderiam perguntar: "Como podemos saber quando o Espírito será tirado?" Cremos que pelas três passagens seguintes fica evidente que isso acontecerá por ocasião do arrebatamento. Jo 14:16,17. Na noite em que foi traído, o Senhor prometeu a Seus discípulos que quando o Espírito de Deus viesse para fazer morada na Igreja (Atos 2), isto seria para sempre. Quando a Igreja for chamada para fora deste mundo, no arrebatamento, o Espírito de Deus irá junto pois o Senhor disse que Ele (o Espírito) nunca os deixaria. Isto também é encontrado no livro de Apocalipse. Nos primeiros três capítulos, quando a Igreja é vista como estando na terra, o Espírito é encontrado falando constantemente à Igreja. Mas depois do capítulo 4:1,2, quando a Igreja é representada como sendo tirada do mundo, o Espírito não é mais mencionado até os capítulos 14:13 e 22:17, os quais se passam após a tribulação. Compare também os capítulos 2:7,11,17,29; 3:6,13,22 com o capítulo 13:9 -- note a evidente ausência de uma menção ao Espírito. Isto é visto também tipificado em Gn 24 onde é procurada uma noiva (a Igreja) para Isaque (Cristo) pelo servo (o Espírito de Deus). Assim que a noiva foi assegurada pelo servo, ele a levou ao longo de todo o caminho de volta à casa, a Isaque, que estava aguardando por ela. Assim como o servo voltou para casa com a noiva, também o Espírito Santo voltará para o Lar com a Igreja quando o Senhor vier (no arrebatamento). Isto não quer dizer que o Espírito de Deus deixará de agir sobre a terra. Ele continuará a fazê-lo do Seu lugar no céu, assim como fez nos tempos do Antigo Testamento, vivificando as almas, etc. Mas quando a Igreja for chamada para fora deste mundo, o Espírito deixará de fazer morada na terra. ] A partir dessa ocasião, o Noivo (Cristo), a Noiva (a Igreja), e os amigos do Noivo (os santos do Antigo Testamento, etc.) estarão juntos para sempre. 1 Ts 4:17; Hb 11:40. Eu e Ele, em radiante glória, Iremos profundo gozo desfrutar; Meu gozo será estar com Ele pra sempre, E o dEle, de ter-me no Seu Lar. A Igreja não passará pela tribulação. Ela será levada para a glória na vinda do Senhor (arrebatamento). ("Eu te guardarei da hora da tentação (tribulação) que há de vir sobre todo o mundo" Ap 3:10.) Tudo se passará "num momento, num piscar de olhos". 1 Co 15:51-56.
Por Bruce Anstey

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